Tornado em santa catarina 2015


O governo de Santa Catarina decretou estado de calamidade pública na cidade de Xanxerê, que fica no oeste do estado, e foi atingida por um tornado na tarde de segunda-feira (20). Duas pessoas morreram e mil estão desabrigadas. Dos mais de 100 feridos, 23 continuam internados. Três em estado grave.

Foram quase três minutos de terror. Segundo os meteorologistas, os ventos podem ter ultrapassado 250 km/h.

O tornado veio da direção de montanhas e arrancou a copa de árvores, deixando tudo destruído. A força do vento foi tão grande que um caminhão chegou a tombar.

O vídeo de um cinegrafista amador mostra o início do tornado. Ele surgiu a partir do choque térmico de uma massa de ar frio vinda do Sul e de outra de ar quente que já estava sobre Santa Catarina. Os ventos formaram um funil gigante, que saía da base da nuvem e tocava o solo.

Na cidade de 47 mil habitantes, 2,6 mil casas foram atingidas. Uma delas voou cerca de dez metros e foi parar no meio da rua.

Amarildo estava em casa quando o tornado chegou. “Me esconde dentro do banheiro da casa, porque foi um susto. Quando eu abri a porta, o vento levou tudo para cima. Eu vi telha. Fechei o olho e comecei a rezar, pensei que ia morrer”, ele conta. 

O principal ginásio de esportes Xanxerê desabou. O vento forte também derrubou dez torres de transmissão de energia, cada uma pesando em torno de 15 toneladas. 

Pelo menos mil moradores de estão desabrigados. “A nossa prioridade é restabelecer o acesso às residências. Estamos cortando árvores, ajudando na retirada de entulho, para que as pessoas consigam acessar seus bens e suas residências”, explica um bombeiro. O Corpo de Bombeiros levou 140 feridos para os hospitais. Duas pessoas morreram.

Um homem morreu tentando salvar o filho de 4 anos. Quando o tornado chegou, ele se jogou sobre a criança, mas foi atingido pelos escombros e não resistiu. O menino está internado no hospital estado grave.

O município de Ponte Serrada, que fica no oeste de Santa Catarina, a 60 quilômetros de Xanxerê, também foi atingido por outro tornado na tarde de segunda-feira. Duzentas casas ficaram danificadas e a cidade está sem luz. Em Xanxerê, 30% dos moradores estão sem energia elétrica.

Fonte: G1





Nenhum comentário:

Postar um comentário